Seminário definiu ações para agilizar PPCIs

O encontro apontou ações importantes para a agilização dos processos

A Acisap e o Corpo de Bombeiros, de Santa Rosa, realizaram no último final de semana um seminário sobre os novos procedimentos para aprovação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio - PPCI. O encontro que teve o apoio do Sinduscom Noroeste e Apea-sr, apontou ações importantes para a agilização dos processos.

Cicília Liberali, presidente da Acisap, diz que o encontro já apresentou resultados positivos. "Estabelecemos um canal aberto de diálogo entre os profissionais da engenharia e arquitetura e Corpo de Bombeiros. Além disso, tivemos avanços efetivos no que refere-se a agilização dos processos de liberação de PPCI", revela.

A partir de então, nos municípios de abrangência do Corpo de Bombeiros, de Santa Rosa, os processos serão analisados sempre pelo mesmo profissional da corporação. Com isso, será evitado que um projeto seja analisado por mais de uma pessoa, o que poderia gerar interpretações diferentes e por consequência o atraso. Outro problema frequente era que durante o trâmite de aprovação dos planos, haviam mudanças na legislação, e os mesmos deveriam se adequar novamente às novidades da Lei. Agora, o processo deverá seguir até o final com as normas vigentes no momento do início da análise.

O capitão Anderson Foliatti, anunciou no evento que o comando do Corpo de Bombeiros fará um mutirão com um grupo maior do efetivo do Estado que virá à Santa Rosa no mês de julho, a exemplo do que ocorreu em Caxias do Sul. O objetivo é ajudar a equipe local para desafogar o grande número de demandas que estão pendentes de avaliação.

A presidente lembra que desde o mês de março entidades, prefeitura e Corpo de Bombeiros dialogam sobre como estabelecer ações para facilitar a liberação e, ao mesmo tempo, estar de acordo com o que prevê a Lei. Outras ações estão em desenvolvimento, como alinhamentos entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros, para solucionar o retorno de processos e acelerar o despacho para ambos os órgãos. Também, deverá ser realizado um convênio com a Unijuí, onde estagiários poderão auxiliar em triagens de projetos e verificação de documentos.

Voltar