SESI entrega primeiros relatórios de Programa de Prevenção de Acidentes

Parceria entre SESI e Sinduscom busca reduzir risco para trabalhadores da Construção Civil

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Noroeste do Rio Grande do Sul (Sinduscom Noroeste/RS), recebeu na sexta-feira (20) os primeiros relatórios do Programa de Prevenção de Acidentes na Construção Civil, que ocorre através de parceria entre a entidade e o SESI. O Diagnóstico de Conformidade Legal (DCL - NR-18) de três canteiros de obras foi entregue pelo Engenheiro de Segurança do SESI, Charles Altmann, e pele Técnico de Segurança, Alessandro Feuerharmel, para o vice-presidente do Sinduscom Noroeste, engenheiro Artur Lorentz, e para o secretário executivo, Ocimar Felippini.

Lorentz disse que este trabalho é fruto da parceria firmada com o SESI, através da Gestora de Operações, Sandra Magalhães Wolff Gediel, que por meio da equipe técnica do Centro de Atividades SESI Santa Rosa, realizaram o trabalho e concluíram o Relatório Técnico de três canteiros de obra, inicialmente indicados pelo Sinduscom. O projeto consiste em vistorias em canteiros de obras, realizada por profissionais técnicos do SESI, os quais apontarão os itens em desconformidade com a Norma Legal (NR-18). O objetivo é garantir, para as empresas associadas ao Sinduscom Noroeste, Saúde e Segurança aos Trabalhadores (SST), além de evitar possíveis multas, por estarem em desacordo com as Normas Regulamentadoras.

Os relatórios apresentam as reais condições do ambiente de trabalho e do processo produtivo de canteiros de obra das empresas avaliadas, tudo documentado e fotografado. O trabalho realizado apresenta também recomendações para as correções das eventuais não conformidades identificadas.

Na sequência mais três canteiros serão indicados pelo Sinduscom, pois na primeira fase do projeto piloto estão previstos seis, com subsídios de SESI. Ocimar Felippini informou que a curto prazo este produto/serviço estará disponível para todas as empresas da construção civil, inclusive para outras regiões do Estado, sempre visando a Saúde e Segurança do Trabalhador deste setor.