SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL E MOBILIÁRIO COMEMORARAM O DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL - #MinhasEscolhasMeuPaís

Coordenada pelo Vice-presidente do Sinduscom Noroeste RS, Sr. Mauri Lavarda, a edição 2017 do DNCS em Santa Rosa foi um sucesso!

É o quarto ano consecutivo que Santa Rosa realiza o Dia Nacional da Construção Social, sendo uma ação da indústria da construção destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial, com serviços gratuitos dedicados exclusivamente aos trabalhadores do setor e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação, além de oferecer atividades recreativas, esportivas e culturais.

A equipe do SESI, liderada pela Diretora de Operações, Siandra Wolff Gediel, esteve bem entrosada e garantiram o sucesso do evento. Com o tema Minhas Escolhas Meu País foram reunidos nas dependências do SESI Santa Rosa mais de 1000 trabalhadores da construção civil e dependentes, os quais tiveram mais de 6850 atendimentos em mais de 40 diferentes tipos de serviços.

Foram atividades e serviços prestados gratuitamente aos trabalhadores e seus familiares, ligados à construção civil e mobiliário. Brinquedos infláveis, escola de trânsito, pintura de rosto e dobraduras em balão, caricaturista, cabine mágica, mateada, apresentações artísticas, serviços de corte de cabelo, massagem, manicure, avaliação nutricional, orientação alimentar, acuidade visual, exames de saúde através da FUMSSAR, orientação orçamento familiar, distribuição de mudas, lanches etc...

Tudo isso estava a disposição dos participantes e ao final ocorreu a apresentação do SESI SHOW e o sorteio de vários prêmios, entre eles quatro bicicletas.

Fonte: Sinduscom Noroeste RS
22/08/2017

Custos da construção civil em Santa Rosa são inferiores a região metropolitana do estado

O santarrosense e acadêmico de Engenharia Civil da URI Campus de Santo Ângelo, Leonardo Drews, pesquisou e comparou os custos da construção civil nas regiões de Santa Rosa e Porto Alegre durante o segundo semestre de 2016.

O cálculo do CUB (custo unitário básico) é previsto na Lei Federal nº 4.591/64, obrigando os sindicatos estaduais da construção civil a divulgação desde índice até o dia 5 de cada mês, para utilização como parâmetro para obras e aos reajustes tanto do setor privado como público.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, apenas existe o CUB-RS, através do Sinduscon-RS (sindicato estadual das empresas de construção civil), que define este índice com base nas construtoras e fornecedores de materiais de construção da região de Porto Alegre.

Leonardo pesquisou junto as empresas de Santa Rosa, os mesmos cargos e materiais que são apresentados no tradicional CUB do estado. No quesito mão de obra, o CUB-RS apresentou-se superior a todos aos valores pesquisados junto as empresas participantes. Já relação aos materiais, apesar de alguns insumos se tornarem mais caros em função da logística até a nossa região, a produção local de alguns itens acabou atenuando esses valores mais elevados e em média geral deixando a cidade com custos inferiores aos praticados na região metropolitana. O resultado obtido foi de que a cidade de Santa Rosa apresenta custos gerais de 20% a 30% inferiores a região metropolitana do estado, considerando mão de obra e insumos.

Esta pesquisa só foi possível devido à parceria estabelecida com o Sinduscom Noroeste RS, que é o sindicato que representa dentre outras categorias, as construtoras nos municípios de Giruá, Horizontina, Santa Rosa, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi, e incentivou suas empresas associadas a participarem do projeto de pesquisa. A íntegra do projeto está disponível clicando aqui.

← Página anteriorPágina seguinte →